ALERTA! GOLPE NA REGULAMENTAÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA

08 Nov

Golpe na regulamentação da Psicopedagogia

Por: Lívia Medeiros
Em: 08/11/2023

Sindicato dos Psicopedagogo foi informado nesta manhã da solicitação da Senadora Teresa Leitão para a realização de uma audiência pública no Senado, onde ela convidou várias instituições como Ministério do Trabalho, Ministério da Educação, Ministério Público do Trabalho, ABPp, Confederação dos Trabalhados em Educação, Conselho de Psicologia, Até Associação nacional de formação dos profissionais da Educação e não incluiu o Sindicato dos Psicopedagogos.

 

A pauta da audiência é que a Psicologia permaneça com o direito de realizar pós graduações em psicopedagogia para atuar na área como psicólogos e psicopedagogos após a Regulamentação.O que não faz qualquer sentido já que a luta da categoria é para que fiquem somente os cursos de graduação como formação dos futuros Psicopedagogos. 

 

Outra pauta é a criação do conselho de Psicopedagogia. Pois provavelmente os psicólogos não vão querer se credenciar mas vão querer atuar nas duas áreas. 

 

Estamos diante de um possível golpe na Psicopedagogia. Estamos alerta. 

 

Em contato com o gabinete da Senadora nos colocaram que desconheciam que o Sindicato tivesse âmbito nacional e que eles irão analisar nossa solicitação de participação. 

 

Esta audiência com todos estes representantes de instituições focadas na educação diante dos senadores sem a presença do sindicato é um perigo para a Psicopedagogia! Pois eles poderão entender que a psicopedagogia é educação e que a psicologia por ser uma área ligada a saúde eles poderão atuar clinicamente  como Psicopedagogos em detrimento dos demais. E não é isto que queremos. A luta é para que todos os Psicopedagogos tenham os mesmos direitos. Acabando assim o preconceito que existe com os profissionais que não são da área da Psicologia. Inclusive os graduados. 

 

Psicopedagogo é o terapeuta da Aprendizagem que atua no âmbito da saúde e educação. Ele não é o Psicólogo nem o Pedagogo. Ele é um profissional independente. 

 

Vivemos um momento histórico. E que a então sonhada Regulamentação não possa se tornar um grande problema para os profissionais já formados e futuros. Regulamentação precisa ser um direito de todos. 

 

Sindicato dos Psicopedagogos precisa estar presente nesta audiência para defender a Psicopedagogia!

 

#juntossomosmaisfortes